terça-feira, 2 de junho de 2009

Sobre a Cisão Principal na Filosofia Contemporânea


Há qualquer coisa de faz de conta no debate sobre a filosofia analítica e continental; Afinal se se tem verdadeiros problemas e inquietações filosóficas, se se quer respostas plausíveis e não arbitrárias então a escolha é clara. Como diz o Williamson abaixo, o Rei vai mesmo nu. Confesso que já não tenho muita paciência para ler ou discutir o assunto. Mas o Desidério é mestre consumado e consegue pegar em algo já tão velho e relho e criar uma leitura verdadeiramente interessante. Aqui: Mais uma vez, com verve e paixão.

1 comentário:

Henrik disse...

A questão é efectivamente bizarra quando se reflecte sobre o que está em questão nessa cisão.
Desconheço se a decisão é clara no sentido dos 'verdadeiros problemas' pois desconheço a amplitude dessa afirmação. Todavia, é por demais evidente que a filosofia analítica tem, já há muito, discutido com mais profundidade os temas centrais da filosofia. Em particular na área de estudo em que pesquiso (filosofia da mente, ciência, etc.).
O problema é amplo e já percorreu este ano dois seminários de investigação (licenciatura e mestrado), um deles professado pela Prof. Adriana Graça (Flul), que levou até a decisões administrativas no mínimo caricatas, mas não me alongarei nisso aqui.
Fala-se aqui em Williamson e em rigor o que falta a muita boa gente é a leitura de uma obra como 'The Philosophy of Philosophy' pois parece que se anda a brincar 'às filosofias' e depois não admira haver afirmações de que a filosofia 'não serve de nada'. É um facto que certas discussões não servem de nada e esta é uma delas.

P.S. Parabéns pelo blogue, acabado de descobrir.